Sejam bem vindos!

O Blog proporciona uma maior interação com todos os profissionais da área de saúde, nutrição e estética, afins e leigos amantes pelas áreas, dentre outros, bem como vestibulandos, alunos de todas as IES, admiradores da Ciência da Nutrição e Alimentação, docentes e outros, no sentido de fazerem um intercâmbio cultural e científico.








quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Afinal, o que são as gorduras trans?

Dra. Amélia Duarte
Dra. Amélia Duarte é nutricionista especializada em nutrição clínica.


“Se existisse um código penal no organismo, ingerir alimentos com gorduras trans seria um crime.”

Os óleos vegetais são líquidos e para que eles fiquem sólidos como a manteiga, é necessário passar por um processo chamado hidrogenação. Nesse processo a gordura vegetal forma uma substância chamada ácido–graxo–trans, que é altamente tóxico, e a torna mais nociva que a gordura saturada, sendo causa de graves problemas à saúde. Dentre eles, doenças cardíacas por aumentar o LDL (chamado colesterol ruim), os triglicerídeos,  a lipoproteína A  e  baixar o HDL (chamado colesterol bom).
Aqui no Brasil, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), desde 01 de agosto de 2006 os produtos industrializados devem exibir nos rótulos a quantidade de gordura trans que o alimento contém. No entanto, não há limites seguros para a ingestão das gorduras trans. Pela recomendação da Organização Mundial da Saúde, o ideal é que não passe de 2g por dia.

Em Nova York autoridades sanitárias do conselho de saúde votaram, por unanimidade, um projeto para proibir o uso de gorduras trans em qualquer restaurante e lugar de comidas rápidas da cidade. Se finalmente for aprovado, Nova York será a primeira cidade do mundo a atacar o uso desse tipo de gordura.

Alimentos que contêm gorduras trans:

Biscoitos: praticamente todos, principalmente, os recheados, wafer e chips; 
Batata frita:  tanto as de pacotes quanto as de fast-food;
Tortas e bolos: prontos e semi- prontos;
Pães: principalmente os doces;
Sorvete: os mais espumosos têm mais;
Margarina: quanto mais dura pior mais rica;
Pipoca de microondas;
Temperos prontos em tablete ou em pó;
Fast-food: usam essa gordura em todas as frituras para ficarem mais crocantes.

“Ela deixa tudo mais crocante, porque se solidifica nos alimentos após a fritura, formando uma casquinha. Isso acontece também nos nossos vasos, que ficam impedidos de dilatar.”




 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário