Sejam bem vindos!

O Blog proporciona uma maior interação com todos os profissionais da área de saúde, nutrição e estética, afins e leigos amantes pelas áreas, dentre outros, bem como vestibulandos, alunos de todas as IES, admiradores da Ciência da Nutrição e Alimentação, docentes e outros, no sentido de fazerem um intercâmbio cultural e científico.








sábado, 17 de setembro de 2011

Dicas para observar a qualidade dos restaurantes



SET
Restaurante pra ser bom, não precisa ser bonito e ser chique. Precisa ser limpo e de qualidade.
Se alimentação não for de boa qualidade, ela pode te trazer sérios problemas, como intoxicações alimentares, e ai o que era prático vai sair mais caro e complicado.
Afinal ninguém quer pagar por uma intoxicação alimentar.
Para isso é importante observar alguns aspectos, e  ter consciência deles. Tem muita inrregularidade em muitos restaurantes mas se a população ficar consciente e denunciar, melhoraríamos muito mais a qualidade das refeições. Pensando nisso deixo aqui alguns aspectos para ajudar as pessoas a decidir qual restaurante mais adequado e seguro em termos de qualidade alimentar.
Muito simples, pra começar…
1-Eu imagino que você vai querer lavar as mãos antes de pegar o prato para se servi, então observe se o banheiro esta longe de onde é oferecido o alimento. Os banheiros não devem ficar perto do local onde é servido, isso já diminui o risco de contaminação. Observe a colocação de pias para a lavagem de mãos estarem em locais estratégicos para evitar que as pessoas contaminem os alimentos expostos.
2- Dê uma olhadinha nos funcionários que servem ou que recoloca os alimentos nas cubas. Estão de toucas? Máscaras? Como esta o uniforme?, limpo e bem apresentado? Isso é fundamental. Já o funcionário que lida com o dinheiro no caixa também deve estar distante da comida.
3- Observe os talheres,os pegadores devem ser longos para evitar contaminação. [pra evitar que uma pessoa não chega a mão tão próximo ao alimento pra pegar] porque nem todo mundo vai tomar o cuidado de lavar a mão assim como você. Observe também se os talheres estão envolvidos em saquinho plástico, isso ajuda a não pegar poeira, e elimina o risco de contaminação.
4-  Nos alimentos quente observe se há vapor saindo das bandejas.[se não tiver a temperatura deve estar inadequada, e o alimento frio] Veja se os balcões dispõem de barreiras [tampa de vidro, por exemplo] que protejam os alimentos de saliva e fios de cabelo.
5- Observe quando o repositor vai ao balcão a maioria da reposição da comida exposta é feita de maneira inadequada. Quando determinado alimento chega ao fim no balcão expositor, os funcionários dos restaurantes simplesmente jogam uma nova quantidade por cima dele, em vez de lavar ou trocar as bandejas. Uma pessoa que vai almoçar no final do expediente provavelmente vai comer parte do que foi colocado na bandeja pelo menos quatro horas antes, tempo suficiente para que ocorra a multiplicação das bactérias.[preste bastante atenção nisso]
6-  - Visitar a cozinha do restaurante é seu direito, procure dar uma espiadinha é uma forma de você poder conhecer alguns maus hábitos dos funcionários e até mesmo conhecer como eles trabalham. Na verdade a maioria das cozinhas tem agora um vidro transparente ou uma janelinha para que as pessoas possam ver como esta sendo o preparo, procure ser mais curioso.

7- Observe a higiene do local ao redor, da mesa, do forro da mesa, se estão limpos, e se o funcionário do restaurante faz a troca dos forros quando necessário, ainda em cima da mesa observe o saleiro, os temperos que são oferecidos.[geralmente garra sujeira nesses saleiros de mesa, é importante observar como esta o aspecto] Veja também se os palitos estão envolvidos por um papel ou plástico [hoje não se usa mais aquele paliteiro, porque também oferece risco de contaminação, o ideal que ele esteja acondicionadol]
8- Observe a apresentação do alimento, as sobremesas deve estar também em cubas refrigeradas, separadas de acordo com a característica de cada uma. Tem algumas sobremesas que são porcionadas em copinhos plásticos,observe também a higiene da mesma e dos talheres utilizados.
9- Por fim, evite almoçar tarde[a maioria dos alimentos fica muito tempo exposto, e a qualidade a apresentação não vai ser a mesma ] e evite também almoçar muito tempo após a última refeição. Caso contrário, a fome será maior e o consumo de alimentos também;
Dica: conheça e procure saber a nutricionista do restaurante responsável caso houver, faça elogios, críticas ou sugestões a ela quanto as condições do restaurante.
A responsabilidade do nutricionista é sempre oferecer qualidade e segurança alimentar para os clientes. Pois um pedaço de alimento contaminado dentro do estômago é suficiente para o organismo produzir alguns dos sintomas mais comuns da intoxicação alimentar: náusea, vômito, dor abdominal e diarreia, e pode até matar. E as pessoas usuários tem um papel fundamental ao tomar conhecimento do que pode ser observado na qualidade de um bom restaurante.
Depois dessas dicas tenho certeza que vocês vão ficar mais observadores.Ajude-nos a melhorar a qualidade do alimento nos restaurantes!!! Denuncie irregularidades, e leve a sério o que você paga pra comer.
Um abraço,                            Por Daiane Cunha Dutra – Nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário