Sejam bem vindos!

O Blog proporciona uma maior interação com todos os profissionais da área de saúde, nutrição e estética, afins e leigos amantes pelas áreas, dentre outros, bem como vestibulandos, alunos de todas as IES, admiradores da Ciência da Nutrição e Alimentação, docentes e outros, no sentido de fazerem um intercâmbio cultural e científico.








sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cirurgia Bariátrica

Segundo a Equipe do NTCO - Núcleo deTratamento e Cirurgia da Obesidade, a Obesidade Mórbida é uma doença crônica grave, reconhecida como o maior problema de saúde pública mundial. Na obesidade severa, os tratamentos convencionais levam a perda de peso moderada, com recuperação freqüente em curto prazo. Os desajustes nutricionais impostos pelo excesso de alimento, são claros e devem ser avaliados nessa população.
Os obesos mórbidos são aqueles com peso excessivo acima de 45kg do seu peso ideal (IMC maior ou igual a 40kg/m2) e que, por isso, trazem consigo um altíssimo índice de complicações das doenças associadas ao acúmulo de gordura no organismo.
São casos onde os tratamentos clínicos convencionais da obesidade não mostram resultados satisfatórios, nem na perda, nem na manutenção do peso perdido.
Casos onde a indicação cirúrgica é hoje a melhor opção de tratamento eficaz para a doença, tendo além dos excelentes resultados estéticos do emagrecimento, a melhora e até a cura de distúrbios metabólicos como diabetes mellitus tipo II, síndrome plurimetabólica, dislipidemia e outras comorbidades
A escolha do Tratamento Cirúrgico deve ser pautado no conhecimento pelo paciente dos riscos envolvendo o ato cirúrgico, bem como a necessidade de atenção especial a prováveis deficiências e complicações nutricionais.
A atenção nutricional surge como mediadora nos resultados da cirurgia, visto que há uma diminuição intensa na ingestão de minerais, vitaminas e proteínas pelo paciente pós cirurgia bariátrica.
O período pós-cirúrgico é planejado de forma que tenhamos repouso do novo estomago, para que as novas estruturas sejam preservadas. Oferta de micro elementos que favoreçam o processo de cicatrização é também colocada na linha de frente.
Dieta líquida (com elementos bem selecionados) é oferecida ao paciente no período de cerca de três semanas.
A partir dessa fase, são introduzidos alimentos cremosos, pastosos, gradativamente até alcance de preparações sólidas.
Há necessidade de escolha de tipos de alimentos que serão ingeridos, avaliando sua composição como fibras, seleção de carboidratos, gorduras, no intuito de ajuste das novas estruturas.
A oferta de água é extremamente importante para que a hidratação celular mantenha-se adequada.
O bom resultado deve ser planejado com uma dieta equilibrada, dentro das necessidades do indivíduo e que promova prazer ao alimentar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário